O Que temos

quarta-feira, 26 de março de 2008

A Importância do Cálcio na Nutrição

O cálcio, além de ser o principal constituinte dos ossos, é um mineral fundamental para a manutenção de várias funções do organismo, como a contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e secreção de hormônios.
Ossos e dentes armazenam 99% do total de cálcio presente no corpo. O resto circula no sangue.

É necessário que os níveis sanguíneos de cálcio se mantenham em patamares seguros e específicos, para realizar suas funções. Se houver deficiência desse mineral na alimentação, o organismo terá que mobilizar suas reservas. Os ossos funcionam como o grande reservatório de cálcio, além de sustentarem e protegerem o corpo.

A falta de cálcio na dieta pode fazer com que o organismo retire-o dos ossos para manter seus níveis no sangue em equilíbrio.

Dietas deficientes em cálcio estão associadas ao rareamento e estreitamento do tecido ósseo, conhecido como osteoporose. À medida que envelhecemos, é natural que os ossos se enfraqueçam. Logo, teoricamente, todos nós corremos o risco de desenvolver osteoporose. E determinados fatores podem acelerar este processo.

Após a menopausa, a chance de desenvolver osteoporose aumenta para quase todas as mulheres. Certas características do estilo de vida, como hereditariedade ou fatores clínicos, podem aumentar ainda mais esse risco.

O fumo, o álcool e falta de atividade física também interferem negativamente na capacidade do corpo de manter ossos fortes e saudáveis.

As necessidades diárias de cálcio variam de pessoa para pessoa e em diferentes períodos da vida.
Atualmente o nível recomendado de cálcio na dieta de adultos é em torno de 1.000mg/dia.
Na criança saudável, as necessidades costumam ser bem atendidas com um consumo diário de cerca de 800mg de cálcio, que devem vir, exclusivamente, da alimentação.
No final da adolescência e no início da vida adulta, o ideal é que o consumo de cálcio seja em torno de 1.300mg/dia.
Uma oferta extra de cálcio, ajuda a aumentar a densidade do osso e protege contra perdas de massa óssea na terceira idade.
É preocupante a constatação de que nessa faixa etária, o consumo de leite e derivados venha diminuindo dando lugar ao consumo de refrigerantes.

Na gravidez e lactação, quantidades iguais ou maiores que 1.500mg/dia são necessárias para manter o equilíbrio correto. Em tais circunstâncias, as mães precisam aumentar o consumo de cálcio. Aqui, além da saúde da mulher, o cálcio é essencial para a formação do esqueleto do feto e para a produção de leite.

No período pós-menopausa, além da maior necessidade, aparecem dificuldades na absorção desse nutriente e ofertas generosas como 2.000mg/dia estão sendo recomendadas pelos especialistas. A suplementação pode ser um meio de atingir as cotas recomendadas.

A ação da luz do sol sobre a pele converte uma substância química naturalmente presente no corpo em vitamina D ativa. Esta, por sua vez é transformada nos rins em Calcitrol, hormônio responsável pela absorção do cálcio no intestino.
A vitamina D é especialmente vital em períodos de baixa ingestão de cálcio, já que ela aumenta a sua absorção no intestino. É importante lembrar que essa vitamina também deve ser mantida em quantidades normais no organismo, pois o seu consumo excessivo pode ser tóxico e resultar em uma perda acentuada de cálcio dos ossos. Além de banhos de sol em horários adequados, alimentos como ovos, fígado e leite enriquecido são boas fontes de vitamina D.

Vegetais verdes e de folhas largas como brócolis, couve, repolho e folhas de mostarda são boas fontes de cálcio.

Novos estudos mostram que a importância do cálcio vai bem além dos ossos e das funções conhecidas. Ele ajuda a diminuir a pressão sangüínea em hipertensos e melhora o perfil das gorduras no sangue. Essas melhoras poderiam reduzir as doenças cardíacas em 20 a 30%.

Um comentário:

Pri Rebicki Prestes disse...

pois eh
eu me preocupo com o calcio sempre...
Beijo