O Que temos

segunda-feira, 24 de março de 2008

CELULITE


Qual mulher, hoje em dia, pode dizer, seguramente, "eu não tenho celulite"

Com a correria do dia-a-dia, com o sedentarismo e com a maior participação do fast food em nossas vidas, o corpo acaba saindo prejudicado.

Mas calma, com informação e produtos eficazes é possível diminuir muito a aparência da celulite e melhorar a saúde, o que deve ser sempre a nossa principal preocupação.

O que é a celulite ?

De maneira simples, a celulite é uma doença causada pela falta de oxigênio nas células de gordura. Se a circulação do sangue não está boa, nada entra ou sai das células como deveria. No caso das células de gordura, é como se "sem ar" elas fossem enrijecendo e juntando-se umas às outras.

As áreas mais atingidas pela celulite são glúteos, coxas, cintura, abdômen, joelhos e braços. Os homens, geneticamente, têm menos tendência a esta doença, mas da mesma forma, os que abusarem do sedentarismo, do cigarro, do álcool e dos alimentos gordurosos podem desenvolvê-la.

A celulite não tem cura, mas pode ser amenizada e ficar praticamente imperceptível em alguns casos. Para isso é preciso avaliar em qual grau se encontra, tratar, mudar alguns hábitos alimentares e fazer exercícios físicos. Quanto mais destes itens estiverem associados, melhor será o resultado. Os benefícios não são apenas estéticos, mas vêm associados com a melhora do bem estar e da disposição para enfrentar o dia.

A primeira coisa a fazer, é descobrir de onde vem a celulite e é aqui onde se inicia a avaliação dos seus hábitos. Pode derivar da sua genética, ou resultado do seu estilo de vida, ou ainda pode estar associada ao mau funcionamento dos seus hormônios.

Os 4 graus em que a celulite se apresenta:

Grau 1: Existe um acúmulo de gordura dentro das células adiposas provocando discreta deformidade na área afetada quando submetida à pressão. Neste grau não há alterações circulatórias.

Grau 2: Aqui, as células gordurosas encontram-se mais volumosas provocando alteração circulatória pela compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos, acumulando toxinas. Este inchaço faz com que as alterações na pele já sejam visíveis e palpáveis, sem dor.

Grau 3: Caracterizada pelo maior volume das células gordurosas e alteração do tecido conectivo com aparecimento de nódulos subcutâneos já visíveis na superfície da pele (pele em casca de laranja). Estas alterações provocam o endurecimento do tecido gorduroso, maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas. Ela pode ser dolorosa quando apertada. O tratamento, nesta fase, é mais difícil, pode-se alcançar o segundo grau, onde a celulite fica mais disfarçada.

Grau 4: Neste último estágio da celulite, existe uma completa desordem das células gordurosas e do tecido conectivo, ficando bastante endurecido e doloroso e, a circulação sangüínea já está bastante comprometida. Esse grau afeta mais as pessoas que já acumulam complicações de saúde como diabete e obesidade, mas ainda pode ser tratada e amenizada, melhorando a circulação na área afetada.

O que ajuda?

Se você já assumiu a sua celulite e quer fazer algo a respeito existem algumas mudanças que podem ajudar muito.

"Exercício físico é medicação constante".

Todo tipo de exercício físico, até mesmo a caminhada, ativa a circulação, melhorando a irrigação das células de todo o organismo e, principalmente, aquelas células gordurosas que estão sofrendo por falta de oxigênio. Além disso, a atividade física fará com que ganhe massa muscular, diminuindo a quantidade de gordura corporal.

A alimentação balanceada também é uma grande aliada, pois o organismo deixa de armazenar o excesso de calorias que se transformará em gordura.

Tomar bastante água é importante, pois ajuda a diminuir o processo de oxidação celular e os radicais livres, tornando a "faxina" feita durante a circulação mais eficiente e além disso, restabelecendo o equilíbrio hídrico, seu organismo não vai reter água e isso vai favorecer muito o combate à celulite.

Os cremes ajudam muito, desde que sejam de excelente qualidade como o Body Buffing e o Body Contouring da Herbalife. Usá-los em associação aos tabletes FirmCell, somando-os à dieta e aos exercícios, isso vai trazer a você os resultados desejados. A pele ficará mais firme e mais lisinha e você aprenderá na prática o que o exercício e a reeducação alimentar podem fazer por você.

Seguindo alguns cuidados e os tratamentos, você pode ir gradualmente atenuando a celulite e, de quebra, sumindo com a gordura localizada e os culotes. Ninguém está falando em uma mudança radical, mas aos poucos o hábito de se alimentar com qualidade e cuidado e fazer exercícios farão com que você saia ganhando em estética e em qualidade de vida.

Nenhum comentário: